EcoVadis anuncia aquisição da Ulula

September 4, 2024 PT EcoVadis PT

A integração avança a posição da EcoVadis para ajudar as organizações a melhorar as condições de trabalho, cumprir as regulamentações e impulsionar mudanças positivas em escala global 

PARIS E TORONTO - 4 de setembro de 2024 - A EcoVadis, plataforma de inteligência em sustentabilidade confiável globalmente, anuncia a aquisição estratégica da Ulula, uma empresa líder em tecnologia e análise de direitos humanos que visa melhorar as condições de trabalho em todas as cadeias de abastecimento globais. A plataforma de engajamento de trabalhadores locais da Ulula aumentará a profundidade e a confiabilidade do portfólio de soluções da EcoVadis disponíveis aos clientes em suas cadeias de abastecimento, promovendo práticas de emprego responsáveis e justas em todo o mundo.

Abordando a evolução do cenário de risco e conformidade 

Segundo dados da OIT, 63% dos 28 milhões de homens, mulheres e crianças em condições de trabalho forçado em todo o mundo estão na economia privada - em grande parte nas cadeias de abastecimento empresariais. A  diligência devida de direitos humanos e contra a escravidão está no cerne das leis de escravidão moderna, da Diretiva de Devida Diligência de Sustentabilidade Corporativa (CSDDD) e da Diretiva de Relatórios (CSRD), cujos impactos terão repercussões em todas as cadeias de valor globais. Essas leis exigem níveis sem precedentes de rigor e detalhes verificáveis para dar suporte à divulgação do desempenho da sustentabilidade da cadeia de valor. Em particular, a CSDDD exigirá que todas as empresas da UE e fora da UE com faturamento superior a 450 milhões de euros na Europa implementem mecanismos de denúncia para sua cadeia de abastecimento até 2029 A nova diretiva também permite penalidades de até 5% do faturamento global por não conformidade.

Proíbe produtos feitos com trabalho forçado, como o Regulamento de Trabalho Forçado da UE e a Seção 307 da Lei de Tarifas dos EUA de 1930, já determinam uma diligência devida mais rigorosa em todas as cadeias de abastecimento, enquanto as jurisdições locais continuam a adotar leis contra a escravidão moderna, assim como requisitos para mecanismos de denúncia, como o LkSG na Alemanha, o California Transparency Act e o Modern Slavery Acts no Reino Unido e Canadá. 

Por meio da aquisição da Ulula, a EcoVadis busca eliminar lacunas de informaçãodos mecanismos antigos, permitindo feedback recorrente de trabalhadores e comunidades, presentes no local, sobre as condições de trabalho e direitos humanos.

Fortalecendo os insights da EcoVadis

Pierre-François Thaler, cofundador e co-CEO da EcoVadis, disse: “A aquisição da Ulula permitirá que a EcoVadis integre e amplie a diligência devida de riscos trabalhistas e de direitos humanos na cadeia de abastecimento, atendendo às demandas dos clientes por dados verificáveis no local. Isso complementa nossas classificações detalhadas e auxilia empresas ao redor do mundo a cumprir com novos requisitos regulatórios.

Ulula significa "revelar" em Chichewa, um dialeto da África Austral - foi fundada em 2015, após anos de envolvimento com comunidades e trabalhadores nas indústrias de agricultura, mineração e energia no Delta do Rio Níger, nas estepes da Mongólia, Cazaquistão, Ruanda e nas terras altas do Peru. 

A plataforma Ulula aprimorará significativamente os dados na plataforma EcoVadis para gerar insights adicionais por meio de pesquisas automatizadas de força de trabalho, sistemas de gerenciamento de denúncia e painéis analíticos. As empresas usam a tecnologia para envolver seus trabalhadores e comunidades diretamente, para que possam identificar riscos aos direitos humanos e trabalhistas em todas as cadeias de abastecimento, e criar insights acionáveis com base em dados atualizados continuamente para abordar esses riscos e facilitar o acesso à remediação. 

Com a adição da plataforma proprietária da Ulula, o conjunto de soluções EcoVadis resolve três problemas para obter visibilidade abrangente e significativa sobre as práticas da força de trabalho:

  • Pesquisa recorrente e amostragem expandida da força de trabalho em escala.

  • Sistema de terceiros anônimo garantindo a confidencialidade do usuário.

  • Acessível de qualquer dispositivo, a qualquer hora, em qualquer lugar, e adaptado para atender às especificidades culturais e de idioma.

Antoine Heuty, fundador e CEO da Ulula, disse: “A Ulula e a EcoVadis compartilham a ambição de confrontar e acelerar o progresso no escopo devastador das ameaças aos direitos humanos e às condições de trabalho nas cadeias de abastecimento globais. A união de forças nos permitirá combinar a coleta direta de dados trabalhistas e de direitos humanos e os insights confiáveis da Ulula com a plataforma e rede global da EcoVadis para acelerar o impacto positivo em uma escala sem precedentes."

O plano de ação da aquisição objetiva entregar uma oferta de produtos consolidada antes da entrada em vigor de novos requisitos regulatórios.

Para ajudar suas equipes de compras a se prepararem para cumprir com os próximos requisitos de diligência devida em direitos humanos, visite o blog da EcoVadis sobre trabalho e direitos humanos

###

SOBRE A ECOVADIS

A EcoVadis é uma empresa com propósito, dedicada a incorporar inteligência de sustentabilidade em todas as decisões empresariais no mundo todo. Com classificações globais, confiáveis e acionáveis, empresas de todos os tamanhos contam com os insights detalhados da EcoVadis para cumprir com as regulamentações ESG, reduzir as emissões de GEE e melhorar o desempenho de sustentabilidade de seus negócios e cadeia de valor em 220 setores em 180 países. Líderes como Johnson & Johnson, L'Oréal, Unilever, LVMH, Bridgestone, BASF e JPMorgan estão entre mais de 130.000 empresas que usam as classificações, ferramentas de gestão de risco e carbono e a plataforma de e-learning da EcoVadis para acelerar sua jornada rumo à resiliência, crescimento sustentável e impacto positivo em todo o mundo. 

Saiba mais em: ecovadis.com, X ou LinkedIn.

SOBRE ULULA

Fundada em 2015, a Ulula, uma B-Corporation certificada, é uma empresa líder em tecnologia e análise de direitos humanos que visa melhorar as condições de trabalho em cadeias de abastecimento e operações comerciais globais. A tecnologia da Ulula conecta organizações diretamente com trabalhadores e partes interessadas afetadas pelo projeto no local por meio de uma variedade de canais de comunicação online e offline e em qualquer idioma, garantindo que as partes interessadas tenham acesso a canais de feedback seguros, independentemente de sua conectividade de rede, conhecimento digital ou idioma. Desde o seu início, as ferramentas Ulula ajudaram mais de 150 empresas em quase 70 países a atingir mais de 4 milhões de trabalhadores em cadeias de abastecimento em todo o mundo.

Saiba mais em: ulula.com, LinkedIn, X

CONSULTA DE IMPRENSA

Paulina Schu

Diretora de Relações Públicas, EcoVadis

pschu@ecovadis.com 

Sobre o autor

PT EcoVadis PT

A EcoVadis é a fornecedora de classificações de sustentabilidade de negócios, inteligência e ferramentas de melhoria de desempenho colaborativo para cadeias de suprimentos globais mais confiável do mundo. Apoiada por uma poderosa plataforma de tecnologia e uma equipe global de especialistas na área, as fichas de resultados de sustentabilidade da EcoVadis são acionáveis e fáceis de usar, e fornecem uma visão detalhada dos riscos ambientais, sociais e éticos em mais de 250 categorias de compras e mais de 185 países.

Mais conteúdo de PT EcoVadis PT
Previous Item
EcoVadis Ratings: Princípios de pontuação para Microempresas (ME)
EcoVadis Ratings: Princípios de pontuação para Microempresas (ME)

Next Item
Metodologia de carbono da EcoVadis: Visão geral e princípios
Metodologia de carbono da EcoVadis: Visão geral e princípios